Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CCEM 1º ano realiza sexto Posto de Observação

Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 14h55 | Última atualização em Segunda, 04 de Outubro de 2021, 10h03 | Acessos: 871

Paraná, PR - No dia 11 de novembro, os alunos do CCEM 1º Ano realizaram seu sexto Posto de Observação (PO 6), na região de Fazenda NOVA SANTA CRUZ, divididos no contexto de um exercício de dupla ação, atuando como contendores dos países fictícios de Azul e Vermelho, para os quais planejaram manobras de operações militares básicas.

A atividade foi precedida de um reconhecimento aéreo, apoiado com aeronave do 3º Batalhão de Aviação do Exército (CAMPO GRANDE/MS), onde integrantes das DE e Bda Azuis e Vermelhas observaram, através do sobrevoo de suas zonas de ação, os aspectos inerentes ao terreno e possibilidades de emprego, correlacionando-os com as manobras concebidas no planejamento dos Estados-Maiores.

Após o reconhecimento aéreo, já na região de Fazenda NOVA SANTA CRUZ, todos os participantes puderam aplicar a matriz doutrinária de emprego da Força Terrestre, contextualizar o emprego de cada função de combate e apresentá-las a todos os participantes do Exercício e, principalmente, retificar e/ou ratificar seus trabalhos fruto das observações do terreno e debates realizados no âmbito de seus partidos.

A atividade foi prestigiada pelo General de Brigada Márcio de Souza Nunes Ribeiro, Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld), que pôde acompanhar o desenrolar das atividades e o desempenho dos oficiais alunos. Cabe destacar o apoio prestado pelo 13º Batalhão de Infantaria Blindado (13º BIB), organização militar diretamente subordinada à 5ª Bda C Bld, para a montagem da estrutura necessária à execução do referido PO.

Posteriormente, foi realizado o confronto entre os planejamentos executados, procurando estabelecer um paralelo entre as manobras dos contendores, sendo obtidas observações voltadas para a adequabilidade, praticabilidade e aceitabilidade dos planejamentos apresentados, o que permitiu o aperfeiçoamento dos trabalhos, bem como contribuiu para integrar e compartilhar as lições aprendidas advindas dos debates conduzidos pelos instrutores e alunos.

Ao término do dia, oficiais alunos integrantes do Exercício participaram de uma coletiva de imprensa no Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal), a qual permitiu estreitar ainda mais os laços entre a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e a sociedade local.

Clique aqui para ver mais imagens

Fim do conteúdo da página