Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Prosseguimento das atividades do Exercício no Terreno do CCEM 1º ano

Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 09h12 | Última atualização em Segunda, 04 de Outubro de 2021, 10h03 | Acessos: 708

Paraná – PR - No prosseguimento do Exercício, no dia 9 de novembro, os alunos realizaram seu quarto Posto de Observação (PO 4), na região de UVAIAS, divididos no contexto de um exercício de dupla ação, atuando como contendores dos países fictícios de Azul e Vermelho, para os quais planejaram manobras de operações militares básicas.

A atividade contou com um reconhecimento aéreo realizado por integrantes das Divisões de Exército, Brigadas Azuis e Vermelhas, os quais puderam observar, através do sobrevoo de suas zonas de ação, os aspectos inerentes ao terreno, possibilidades de emprego, peculiaridades acerca dos assuntos civis, correlacionando-os com as manobras concebidas no planejamento dos Estados Maiores.

No PO 4, todos os participantes puderam aplicar a matriz doutrinária de emprego da Força Terrestre, contextualizar o emprego de cada função de combate e apresentá-las a todos os participantes do Exercício e, principalmente, retificar e/ou ratificar seus trabalhos fruto das observações do terreno e debates realizados no âmbito de seus partidos.

A atividade foi prestigiada pelos General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara, Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e pelo General de Brigada Márcio de Souza Nunes Ribeiro, Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, os quais puderam contribuir com suas experiências e percepções, bem como acompanhar o desenrolar das atividades e o desempenho dos oficiais alunos.

Ao término do dia, foi realizado o confronto entre os planejamentos executados, procurando estabelecer um paralelo entre as manobras dos contendores, sendo abstraídas observações voltadas para a adequabilidade, praticabilidade e aceitabilidade dos planejamentos apresentados, o que permitiu o aperfeiçoamento dos trabalhos, bem como contribuiu para integrar e compartilhar as lições aprendidas advindas dos debates conduzidos pelos instrutores e pelos próprios alunos.

Por fim, no dia 10 de novembro, os alunos realizaram seu quinto Posto de Observação (PO 5) nas regiões de Fazenda SANTA CAROLINA e BOCAÍNA, divididos no contexto de um exercício de dupla ação, atuando como contendores dos países fictícios de Azul e Vermelho, para os quais planejaram manobras de operações militares básicas.

Nos Postos de Observação, todos os participantes puderam aplicar a matriz doutrinária de emprego da Força Terrestre, com ênfase na função de combate logística. Aspectos relacionados ao desdobramento das bases logísticas de brigada, segurança de área de retaguarda, entre outros. 

A atividade foi prestigiada pelo Tenente-Coronel Luciano Larri Chamorra Quevedo, Comandante do 3º Regimento de Carros de Combate. Merece destaque o apoio prestado por esta OM na montagem da estrutura e no apoio logístico da atividade. 

Ao término do dia, foram destacados os principais aspectos trabalhados nos Postos de Observação, sendo abstraídas observações voltadas para a adequabilidade, praticabilidade e aceitabilidade dos planejamentos apresentados, o que permitiu o aperfeiçoamento dos trabalhos, bem como contribuiu para integrar e compartilhar as lições aprendidas advindas dos debates conduzidos pelos instrutores e pelos próprios alunos.

Clique aqui para ver mais imagens

Fim do conteúdo da página