XXXIII Ciclo de Estudos Estratégicos (CEE)

 

ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO (ECEME)

XXXIII CICLO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS

 

“O BRASIL E A TRANSFORMAÇÃO DAS OPERAÇÕES DE PAZ:

MULTILATERALISMO ENTRE A CRISE E A AFIRMAÇÃO DA RESILIÊNCIA”

 

Rio de Janeiro, 12 e 13 de maio de 2026

 

INSCRIÇÕES ATÉ 7 DE MAIO: https://sistemas.eceme.eb.mil.br/sisgere/inscricoes/2026/xxxiiicee/

 

Apresentação

O contexto atual é marcado por fragmentação política, por crises de legitimidade em diversos espaços, inclusive nas organizações internacionais, e por desafios operacionais para gerenciar crises simultâneas e para entregar ajuda humanitária para milhões de pessoas. Hoje, mais do que antes, é urgente a reflexão séria e crítica sobre como o multilateralismo institucionalizado pode se reinventar a fim de se manter relevante, eficiente e eficaz.

As operações de paz são a ferramenta mais visível de uma Organização multilateral por excelência (ONU) e há 80 anos são desdobradas para gerenciar crises e conflitos armados. Têm sido chamadas pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres, de “multilateralismo em ação” e, portanto, são também diretamente afetadas pelo atual momento de inflexão, no qual a crise do multilateralismo se entrelaça com a necessidade de afirmar a sua relevância e de reforçar a sua resiliência.

O Brasil está em uma posição privilegiada para lidar com esse debate. Com uma trajetória peculiar de participação nas operações de paz da ONU, o Brasil contribui ativamente tanto para a construção de consensos nos principais órgãos da ONU (Conselho de Segurança e Assembleia Geral), como também, há 70 anos, desdobra militares em operações de paz de diferentes naturezas, inclusive em cargos de liderança. Por sua experiência diferenciada, o país tem sido convidado pela ONU para colaborar para a evolução normativa, doutrinária e operacional dessas missões e, portanto, para a construção da “resiliência institucional” da ONU.

Em reforço aos múltiplos esforços do Brasil, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) oferece um espaço para o debate acadêmico por meio do XXXIII Ciclo de Estudos Estratégicos (XXXIII CEE), intitulado “O Brasil e a transformação das operações de paz: multilateralismo entre a crise e a afirmação da resiliência”, realizado pelo Laboratório de Pesquisa sobre Operações de Paz (LabPOP), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares do Instituto Meira Mattos (PPGCM/IMM), com apoio da Rede Brasileira sobre Operações de Paz (REBRAPAZ) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Ao reunir especialistas civis e militares, diplomatas, professores e outros interessados, o XXXIII CEE busca fomentar um debate qualificado que reafirme a importância da cooperação, da integração e da resiliência institucional como vetores de legitimidade e de efetividade para arranjos contemporâneos voltados para gerenciar problemas de paz e segurança internacional.

 

Objetivos

1.     Promover a agenda de manutenção da paz e da segurança internacional, difundindo conhecimento especializado no âmbito da ECEME e para além dela, e fortalecendo o diálogo entre especialistas nacionais e internacionais;

2.     Fomentar o debate interdisciplinar sobre o papel do Brasil nas operações de paz da ONU e sua influência no multilateralismo global por meio de parcerias entre instituições acadêmicas, organizações internacionais e entidades governamentais;

3.     Fortalecer a conexão entre a academia, o setor de Defesa e a sociedade brasileira;

4.     Consolidar a ECEME como ambiente de reflexão crítica sobre a legitimidade das organizações internacionais e as formas de superação da crise atual;

5.     Produzir conhecimento e reflexões que possam servir de subsídio para formuladores de políticas e decisores, visando o aprimoramento da contribuição brasileira para as operações de paz e o multilateralismo.

 

Metodologia

O primeiro dia abordará a crise e a resiliência do multilateralismo tanto da ONU, como de algumas das principais organizações regionais: União Europeia (UE), União Africana (UA) e Organização dos Estados Americanos (OEA). Pretende-se refletir, de forma transversal, sobre o papel do Brasil nesses contextos. Ainda no primeiro dia serão debatidas alternativas a este multilateralismo institucionalizado, como o recém-criado Board of Peace. O segundo dia estará centrado nas operações de paz da ONU, a fim de avaliar a sua capacidade de adaptação e de resposta às múltiplas crises contemporâneas. Também serão discutidos os impactos que o conhecimento especializado em operações de paz pode ter sobre a Defesa Nacional, em particular no aproveitamento da Doutrina ONU pelo Exército Brasileiro.

 

A programação está assim estruturada:

●        01 Keynote Speech de 40 minutos, seguidos de 20 minutos de interação com o público;

●        05 painéis temáticos, com 90 minutos cada, com apresentações de especialistas nacionais e internacionais, e com interação com o público.

Datas e horários

●        Terça-feira, 12 de maio - 08h00 às 17h00

●        Quarta-feira, 13 de maio - 09h00 às 12h45

Local

●        Instalações da ECEME: Praça Gen Tibúrcio, 125 – Urca – Rio de Janeiro / RJ

●        Transmissão ao vivo para inscritos pela Plataforma Zoom

Uniforme e traje

●        Militares: 8º B1

●        Demais Forças: o correspondente

●        Veteranos e civis: esporte fino

 

Contato

Para mais informações, acompanhe as redes sociais da ECEME, do LabPOP e da REBRAPAZ, ou escreva para Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES

 

DIA 12 de maio – CICLO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS (DIA 01 – Local: ADC)

08h00-08h55              Credenciamento

09h00-09h15              Recepção pelo Comandante e Abertura do XXXIII CEE da ECEME

09h15-10h10              Palestra Magna / Keynote Speech 

     Palestrante: Dr. Cedric de Coning (NUPI)

10h10-10h30              Intervalo

10h30-12h00              Painel 1: Crise e resiliência do multilateralismo da ONU 

     Palestrantes: Emb. Marcelo Viegas (DOI/MRE) / Gen Div R1 Affonso da Costa (REBRAPAZ)

     Moderador: Prof. Hugo Bras Martins da Costa (ECEME)

12h00-13h30              Intervalo

13h30-15h00              Painel 2: Multilateralismo institucionalizado e o gerenciamento de conflitos armados: as organizações regionais (UE, UA e OEA)

     Palestrantes: Prof. Vinicius de Carvalho (KCL) / Dr. Gustavo de Carvalho (SAIIA) / Prof. Hélio Farias (ECEME)

     Moderador: Prof. Ricardo Oliveira (PUC-Rio)

15h00-15h20              Intervalo

15h20-16h50              Painel 3: Alternativas ao multilateralismo e arranjos extrarregionais de segurança

     Palestrantes: Cons. Leonardo Abrantes (DPAZ/MRE) / Profa. Licínia Simão (U. Coimbra) / Prof. Carlos Frederico Coelho (ECEME)

     Moderador: Prof. Daniel Rio Tinto (FGV)

16h50-17h00              Avisos Gerais e Encerramento do Dia 01

 

DIA 13 de maio – CICLO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS (DIA 02 – Local: ADC)

09h00-09h15              Abertura do Dia 2

09h15-10h45              Painel 4: Crise e resiliência das operações de paz da ONU

     Palestrantes: Prof. Danilo Marcondes (EGN) / Dra. Claudia Pfeifer Cruz (SIPRI) / Dra Valéria de Campos Mello (REBRAPAZ)

     Moderadora: Profa. Eduarda Hamann (ECEME)

10h45-11h05              Intervalo

11h05-12h35              Painel 5: Impactos das operações de paz na Defesa Nacional / aproveitamento da Doutrina ONU pelo EB? 

     Palestrantes: Gen Ex Costa Neves (por videoconferência) / Gen Ex R1 Novaes

     Moderador: Prof. Guilherme Dias (ECEME)

12h35-12h45              Encerramento do XXXIII CEE da ECEME