Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

ECEME realiza o XXVII Ciclo de Estudos Estratégicos (CEE)

  • Publicado: Sexta, 05 de Mai de 2023, 08h17
  • Última atualização em Sexta, 05 de Mai de 2023, 10h37
  • Acessos: 381

Rio de Janeiro (RJ) – Nos dias 2 e 3 de maio de 2023, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) realizou o XXVII Ciclo de Estudos Estratégicos (CEE), cujo tema foi “Tensões Geopolíticas e Conflitos Bélicos Contemporâneos: Reflexos nos Campos Econômico, Humanitário e de Defesa para o Brasil".

Após a abertura do evento, realizada pelo General de Brigada Sergio Manoel Martins Pereira Junior, Comandante da ECEME, foi apresentada conferência sobre Tensões Geopolíticas e Conflitos Bélicos contemporâneos, sob a condução do Professor Doutor Alberto Pfeifer, da Universidade de São Paulo (USP).

O Ciclo contou, ainda, com três mesas temáticas, onde foram abordadas as tensões nos continentes africano, asiático e no Oriente Médio. Participaram dessas mesas o Professor Doutor Paulo Visentini, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGGM) da ECEME, o Prof. Dr. Najad Khouri, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Prof. Dr. Danny Zahreddine, da Pontifícia Universidade Católica (PUC- Minas), do General de Divisão Veterano Elias Rodrigues, Eterno Comandante da ECEME, Profª. Dra. Analúcia Danilevicz, da UFRGS e do PPGCM da ECEME, do Dr. Christian, da Polícia Federal, do Prof. Dr. Pablo Ibañez, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), do Coronel Veterano Evangelista, do Exército Brasileiro e da Profª. Dra. Alana Camoça, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

A plateia foi composta por oficiais instrutores do corpo permanente, os oficiais-alunos do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx),  do 1° e 2° ano do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM), do Curso de Comando e Estado-Maior para Oficiais de Nações-Amigas (CCEM/ONA), do Curso de Comando e Estado-Maior para Oficiais Médicos (CCEM/Med) e os alunos do Programa de Pós-graduação em Ciências Militares do Instituto Meira Mattos (PPGCM-IMM).

Ao final, pode-se observar que o evento se constituiu em um importante canal de intercâmbio de conhecimentos, com a oportunidade da apresentação de diferentes óticas sobre as questões atinentes à política internacional e à Defesa.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página