Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

ECEME apoia adestramento conjunto de planejamento de operações especiais

  • Publicado: Terça, 16 de Agosto de 2022, 15h01
  • Última atualização em Terça, 16 de Agosto de 2022, 15h02
  • Acessos: 404

Goiânia (GO) – No período de 25 de julho a 04 de agosto, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) participou do Adestramento Conjunto de Planejamento de Operações Especiais, coordenado pelo Ministério da Defesa e realizado no Comando de Operações Especiais, em Goiânia-GO.

Com o objetivo de promover a atualização e o nivelamento do Planejamento de Operações Especiais e de Táticas, Técnicas e Procedimentos próprios da atividade, foram realizados o Exame de Situação de uma Força Conjunta de Operações Especiais (FCjOpEsp), elaboração dos planejamentos necessários e o controle de uma operação, a fim de solucionar problemas militares simulados, aplicados por instrutores da Escola de Guerra Naval (EGN), ECEME e Escola de Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR).

A atividade contou com a presença de oficiais do Quadro de Estado-Maior e especialistas em Operações Especiais, assim como militares das Forças de Operações Especiais da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira.

Ao final do adestramento, formulou-se um Processo de Planejamento Conjunto de Operações Especiais (PPC Op Esp), uma proposta de constituição da FCjOpEsp, uma estruturação da Logística Conjunta da FCjOpEsp, e a inserção de tropa de Operações Psicológicas em proveito das Operações Especiais. Os ensinamentos colhidos serão difundidos aos demais instrutores e oficiais-alunos da ECEME, bem como das outras escolas de Altos Estudos Militares visando à concepção doutrinária de emprego conjunto das Operações Especiais.

Clique aqui para ver mais imagens.

registrado em:
Fim do conteúdo da página