Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

CPEAEx e CIEE iniciam as atividades da Visita de Estudos Estratégicos a Washington-DC

  • Publicado: Quinta, 07 de Outubro de 2021, 11h07
  • Última atualização em Quinta, 07 de Outubro de 2021, 11h08
  • Acessos: 676

Washington – DC (EUA) – No dia 4 de outubro de 2021, integrantes do corpo docente e discente do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx) e do Curso Internacional de Estudos Estratégicos (CIEE), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) iniciaram as atividades da Visita de Estudos Estratégicos a Washington-DC, nos Estados Unidos da América (EUA).
No primeiro dia a comitiva conheceu a aditância do Exército e a Embaixada do Brasil nos EUA, por meio de uma palestra do seu Adido, General de Brigada Ulisses de Mesquita Gomes, que abordou as peculiaridades da aditância e as relações entre o Exército Brasileiro e o dos EUA. Na sequência, o Embaixador Nestor Foster abordou o panorama atual dos aspectos Político-Estratégicos da Relação Brasil - Estados Unidos e o antigo relacionamento diplomático ente ambos os países. Na parte da tarde, foi realizada uma visita à Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW), onde o chefe da Comissão, Coronel Alexandre Pfaender Júnior, abordou a atuação da CEBW, suas características, possibilidades e limitações, destacando o trabalho daquela Comissão.
Na manhã do dia 5, os alunos participaram de uma palestra com o Dr. Luís Bitencourt do “William J. Perry Center for Hemispheric Defense Studies”, com a finalidade de conhecer o Programa de Pós-Graduação para oficiais estrangeiros, da Universidade Nacional de Defesa dos EUA (NDU), destacando o atual panorama de interação com as instituições congêneres do Brasil. Foi apresentada, ainda, a trajetória das relações bilaterais de defesa entre Brasil e EUA. O Sr. Alex Sonski, da Divisão de Relacionamentos Internacionais do Exército Norte-Americano abordou a estrutura da Instituição, o Pentágono e o Sistema de Planejamento Estratégico Conjunto, promovendo uma nova perspectiva a todos os integrantes da comitiva.
Desde a criação do CPEAEx, em 1988, esta é a primeira vez que a Visita de Estudos Estratégicos dos Cursos acontece em solo norte-americano, proporcionando aos participantes uma vasta compreensão sobre todos os assuntos abordados, ressaltando suas relações com as expressões do poder nacional, em especial à expressão militar, ampliando substancialmente o entendimento dos futuros assessores de alto nível da Força.

Clique aqui para ver mais imagens.

registrado em:
Fim do conteúdo da página