Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

ECEME recebe acervo utilizado na 2ª Guerra Mundial pelo Marechal Castello Branco

  • Publicado: Quinta, 03 de Dezembro de 2020, 15h08
  • Última atualização em Quinta, 03 de Dezembro de 2020, 15h08
  • Acessos: 827

Rio de Janeiro - No dia 02 de dezembro, no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR-SP), a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) recebeu do Sr. Douglas Ramos, Curador do Acervo e Presidente da Sociedade Amigos do CPOR-SP, em uma cerimônia reservada, o Calco de Operações do quinto ataque da Força Expedicionária Brasileira (FEB) a Monte Castelo, ocorrido no dia 21 de fevereiro de 1945, calco este assinado pelo então TC Humberto Castello Branco, oficial de operações da 1ª DIE, durante a 2ª Guerra Mundial.

O presente Calco ficou guardado com o ex-combatente 3º Sgto Ewaldo Meyr, pelo período de 74 anos, a fim de lembrar da importante participação da Força Expedicionária Brasileira nos combates durante a 2ª Guerra Mundial. O 3º Sgto Ewaldo Meyr foi auxiliar do Oficial de Operações da 1ª DIE, TC Castello Branco, e ficava responsável por transcrever todas as ordens e confeccionar os documentos da Seção de Operações, da 1ª DIE.

Durante a cerimônia, o Cmt da ECEME, General de Brigada Márcio de Souza Nunes Ribeiro, destacou a importância histórica do acervo recebido e ressaltou que o recebimento deste calco  fortalece a essência da Escola de Comando e Estado-Maior, Escola Marechal Castelo Branco, responsável pela formação dos futuros comandantes da Força Terrestre.

Destaca-se ainda a presença no evento do Cel Eng Maurício Máximo de Andrade, Comandante do Centro de Preparação de Oficial da Reserva de São Paulo, que até a presente data guardava o acervo histórico doado hoje à ECEME.

Uma delegação do Arquivo Histórico do Exército (AHEx), da DPHCEx se fez presente para acondicionar, transportar e restaurar o documento com base nas técnicas de preservação preconizadas, a fim de perpetuar no tempo esta raridade histórica.

Durante todo o evento foram observadas as medidas sanitárias preventivas contra a pandemia COVID-19, como a higienização na entrada, o distanciamento entre os participantes, a utilização de máscaras, além de ambientes abertos e ventilados.

 

Clique aqui para acessar a galeria de imagens.

registrado em:
Fim do conteúdo da página