Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projetos de Pesquisa

Publicado: Quinta, 08 de Dezembro de 2016, 21h21 | Última atualização em Sexta, 24 de Mai de 2019, 10h05 | Acessos: 4661

FAIXA DE FRONTEIRA E AMEAÇAS EMERGENTES

Descrição:O presente projeto tem o intuito de investigar como atores tradicionais e emergentes interagem na Faixa de Fronteira, esta entendida como uma região dinâmica de contato entre povos, nacionalidades e interesses regionais e globais. Assim o projeto em tela, de cunho multidisciplinar, apresenta e desenvolve conceitos da História, das Relações Internacionais e do Direito para o tratamento e estudo de fenômenos contemporâneos na América Latina e suas conexões, estruturas, dinâmicas e aspectos jurídicos relacionadas à atuação das Forças Armadas nas áreas fronteiriças. O recrudescimento do terrorismo no cenário global impôs novos desafios ao direito internacional, que enfrenta ainda grande dificuldade em agir fora da concepção estadocêntrica. Nesse sentido, o projeto pretende analisar a ausência de legislação específica no Brasil e o impacto disto na organização e atuação das Forças Armadas, bem com os marcos jurídicos que delimitam a atuação de diferentes agentes na fronteira. Finalmente, a pesquisa pretende analisar as características socioambientais, em especial da fronteira amazônica, discutindo a relação entre as questões ambientais e o seu impacto para a defesa nacional. Metodologicamente o projeto lança mão de pesquisas prospectivas em fontes secundárias e posteriormente com a produção e levantamento de dados primários, em arquivos e, ou, trabalhos de campo.Construindo assim um campo de diálogo com a linha de pesquisa de Estudos de Paz e Guerra e a área de Defesa.

Integrantes

Instituição

Tássio Franchi (coordenador)

ECEME

Rodrigo de Almeida Paim

ECEME

Renata Alves da Costa

ECEME



Pró-Estratégia UFPE / P&G (VIGILÂNCIA NAS FRONTEIRAS E MUROS VIRTUAIS)

Descrição: O projeto abordará dois temas centrais para a Defesa Nacional: a segurança das/nas fronteiras brasileiras e a Defesa Cibernética através do estudo de dois projetos prioritários do Exército brasileiro: o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), um sistema de Comando e Controle, Comunicações, Computação, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (C4IVR) que visa dotar o Exército de meios habilitadores a uma presença efetiva na faixa de fronteira brasileira, e o projeto Brigada Braço Forte, que tem como objetivo dotar as Brigadas do Exército Brasileiro com equipamentos, armamentos, meios de transporte e suprimentos em quantidade compatível com a demanda e com nível de modernização que proporcionem à Força Terrestre capacidade para ser empregada de forma eficaz nas operações de garantia da lei e da ordem (o que inclui a cooperação com outros órgãos federais na repressão aos delitos transnacionais) nas ações subsidiárias e em ações de segurança e defesa em grandes eventos (o que inclui a capacidade para realizar operações antiterror e defesa antiaérea). Pode-se afirmar que os projetos SISFRON e o BBF são interdependentes uma vez que as Brigadas atuarão tanto na detecção quanto na repressão aos delitos ocorridos na faixa de fronteira. Estes projetos terão o suporte do setor responsável pelas ações de segurança e defesa cibernética. A rede de pesquisa que integrará este projeto buscará produzir conhecimento nas áreas de C4IRV e defesa cibernética - tendo como foco o emprego destas capacidades militares para a proteção e o controle das fronteiras terrestres brasileiras, além de formar recursos humanos capacitados a assessorar o Estado no processo de reflexão, pré-avaliação e avaliação de políticas públicas voltadas para estas questões.

Integrantes

Instituição

Marcos Aurélio Guedes de Oliveira (Coordenador)

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Luiz Rogério Franco Goldoni

ECEME

Marcelo Antonio Osller Malagutti

ECEME

Breno Pauli Medeiros

ECEME

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página