Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

XXV Ciclo de Estudos Estratégicos: Operação Acolhida - perspectivas e desafios

Publicado: Quarta, 16 de Março de 2022, 09h10 | Última atualização em Segunda, 15 de Mai de 2023, 15h34 | Acessos: 1687

Desde 2016, o Brasil vem recebendo um fluxo cada vez maior de venezuelanos por meio de sua fronteira terrestre no extremo norte do país. O estado de Roraima foi e, continua sendo, a principal porta de entrada dessa migração de nacionais da Venezuela para o Brasil. Nesse sentido, em 2018, foi criada a Força-Tarefa Logística e Humanitária – Operação Acolhida, resposta do Governo Brasileiro que atua, sobretudo em três eixos: reordenamento da fronteira e regularização migratória, o abrigamento de imigrantes em situação de vulnerabilidade e a interiorização voluntária para outros estados da federação. A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), a partir do XXV Ciclo de Estudos Estratégicos, propõe-se a discutir como o Brasil e a Forças Armadas tem respondido esse desafio.

Com o tema “Operação Acolhida: Perspectivas e Desafios”, o evento está estruturado com uma conferência de abertura no primeiro dia, seguida de um evento de lançamento de produtos bibliográficos produzido por meio do Instituto Meira Mattos. No segundo dia, o evento contará, ainda, com mesas temáticas e painéis envolvendo assuntos diretamente relacionados à Operação Acolhida, como interiorização, cooperação interagências, perspectiva militar e ajuda humanitária. A organização do evento é da ECEME, com a colaboração do projeto PROCAD (MD/CAPES) Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações: estudos sobre Ajuda Humanitária e Segurança Integrada.

O evento ocorrerá nos dias 04 e 05 de abril. Está voltado, prioritariamente, para os corpos discentes e docentes da ECEME e para a comunidade acadêmica. A inscrição está disponível no site da Escola na aba eventos: www.eceme.eb.mil.br, de 17 a 30 de março.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Fim do conteúdo da página