Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Terça, 15 de Mai de 2018, 17h13 | Última atualização em Sexta, 24 de Mai de 2019, 10h05 | Acessos: 2617

Assim como diversos Estados do país, o Rio de Janeiro vive uma crise de segurança pública responsável por um ambiente inseguro e volátil.

Fruto disso, por decisão do Governo Federal, a intervenção federal decretada no Estado do Rio de Janeiro até o dia 31 de dezembro do corrente ano alcançará somente a área de segurança pública. Nesse recorte, a responsabilidade de gerir essa área, que é estadual, passou para as mãos do Governo Federal por intermédio do General-de-Exército Walter Souza Braga Netto, Comandante Militar do Leste, nomeado interventor federal.

A intervenção federal nos Estados está prevista na Constituição de 1988, mas desde a vigência da referida Carta Magna, nunca tinha sido aplicada até agora. Visa, primordialmente, conter grave comprometimento da ordem pública.

Neste diapasão, o interventor federal passou a gerir a segurança pública fluminense, controlando a Secretaria de Estado de Segurança (SESEG), a Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC) e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).

O Observatório Militar da Praia Vermelha (OMPV) foi criado no dia 20 de setembro de 2017, com a missão de realizar estudos políticos e estratégicos de interesse da área militar, em particular do Exército, dando um tratamento multidisciplinar a essas questões e, também, de contribuir para o incremento e a difusão da mentalidade de Defesa.

Desta forma, o OMPV se propõe a realizar o acompanhamento do cenário geopolítico definido em áreas temáticas de interesse, sob a ótica das Ciências Militares, produzindo e divulgando conhecimento de modo contínuo e oportuno referente aos assuntos que tenham aderência aos interesses do Exército, em especial aos que impactam no estudo do preparo e do emprego da Força Terrestre.

Dentro deste contexto o OMPV já realizou outros dois Fóruns, discutindo suas causas e os aspectos jurídicos da Intervenção Federal.

Este 3º Fórum, após 100 dias da Intervenção Federal, tem por finalidade debater as medidas anunciadas e os resultados alcançados até o momento.

O evento ocorrerá dia 29 de maio, de 09:30h às 12:30h.

Foram convidados para participar dos debates o Deputado Federal Hugo Leal Melo da Silva, o Jornalista Antonio Carlos Pereira e o Secretário de Estado de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, General Richard Fernandez Nunes.

 

Fim do conteúdo da página