Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

A reedição do Exercício no Terreno de Logística Estratégica, Operacional e Mobilização Nacional da ECEME em 2020

  • Publicado: Terça, 08 de Setembro de 2020, 11h20
  • Última atualização em Terça, 08 de Setembro de 2020, 11h28
  • Acessos: 860

Histórico do ET Logística na ECEME


O Exercício no Terreno (ET) de Logística é uma situação integradora que serve como conclusão dos estudos de logística na ECEME. Ele proporciona aos oficiais alunos do 2º ano uma oportunidade de visualizar como a estrutura logística existente em tempo de paz pode ser adaptada para a estrutura necessária em situações de crise; identificar os recursos civis que poderão ser mobilizados/contratados para complementar o apoio logístico em operações militares; bem como, identificar a importância da participação do meio civil nesse tipo de planejamento.
O Exercício de Planejamento do Apoio Logístico com os meios existentes e passíveis de Mobilização teve início na década de 80, com base em estudos de um grupo de instrutores da antiga Seção de Ensino 4 da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).
O citado exercício ocorria alternadamente entre as guarnições de Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) até o ano de 2012. Nos anos de 2002 e 2003 também ocorreu em Campo Grande/MS. Em 2013, o Exercício foi desenvolvido simultaneamente nas guarnições de Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).
Em 2014, em virtude das modificações iniciadas nos comandos e unidades de apoio logístico e devido à grande importância das guarnições de Porto Alegre, Curitiba e Campo Grande, como principais zonas de mobilização e sedes de comandos regionais, as referidas cidades passaram a sediar a segunda fase do Exercício. Entretanto, devido a alterações curriculares e estruturais na ECEME, esse exercício logístico teve sua última edição no ano de 2015, sendo realizado em Curitiba.
Tradicionalmente, o ET Logística tinha a duração aproximada de duas semanas. A primeira fase se desenvolvia na ECEME e era caracterizada por palestras de diversos órgãos militares do nível Estratégico e Operacional versando sobre o Sistema Nacional de Mobilização e sobre os Grandes Comandos Logísticos e Operacionais do Exército.
Na segunda semana do Exercício, os oficiais-alunos deslocavam-se para guarnições de Porto Alegre, Curitiba e Campo Grande e eram contemplados com a oportunidade de conhecer detalhes de planejamentos reais de emprego de parte do potencial militar instalado naquelas regiões. Realizam ainda, a consolidação do levantamento estratégico de área por meio de contato travado com as principais empresas passíveis de mobilização para a manutenção do esforço de guerra e com entes governamentais, tudo em consonância com seus planejamentos previamente elaborados durante a Fase ECEME.
Assim, ao final do Exercício, o oficial aluno adquiria as competências necessárias para o planejamento e condução de complexa atividade de sustentação das operações particularmente no nível operacional e tático.

O ET Logística em 2020 na ECEME

Entre os anos de 2015 e 2020 ocorreu um hiato no ensino de logística nos níveis estratégico e operacional, o ET Logística deixou de ser realizado e foi substituído por outras atividades de importância curricular para os alunos desta Escola. Todavia, a pandemia do novo Coronavírus alterou o planejamento da ECEME para o corrente ano e, dessa forma, a Escola visualizou a oportunidade do retorno do Exercício no Terreno de Logística. Tudo enquadrado de acordo com as rígidas normas de segurança e higiene adotadas pela ECEME para combater e evitar a propagação da COVID-19.
O planejamento do conteúdo de logística para o ano de 2020, dentro da metodologia do ensino por competências e da transversalidade com os demais conteúdos, contou com duas semanas e meia de instruções teóricas, contabilizando um total de 60 horas/aulas ministradas por instrutores da ECEME e complementadas por pedidos de cooperação de instrução ao Ministério da Defesa, ESG, ECEMAR, EGN, Empresas Rio Galeão, MRS Logística e outros convidados especialistas em Logística e Mobilização Nacional.
Com a finalidade de concretizar o retorno da atividade de ensino de logística em alto nível para esta Escola, a ECEME realizou, por fim, no período de 18 a 21 de agosto de 2020, o ET Logística pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro, direcionando para os níveis estratégico e operacional, além da verificação de aspectos atinentes à mobilização nacional que não ocorria neste Estabelecimento de Ensino desde o ano de 2015, totalizando 40 horas de carga horária.
Cabe salientar que o exercício foi contextualizado explorando o planejamento logístico estratégico-operacional para o envio de uma Brigada de Infantaria Mecanizada como força expedicionária para outro continente além do Oceano Atlântico, com foco na geração do poder de combate e na sustentabilidade logística dessa Grande Unidade. Importante salientar que o mencionado tema está alinhado com a possível necessidade de planejamento logístico futuro por parte do Exército Brasileiro, já consubstanciado em minuta inicial de Diretriz para Planejamento e Organização de Núcleo de Força Expedicionária (EB20-D-03.043) do Estado-Maior do Exército.
Na oportunidade foram visitados pelos alunos do 2º ano do Curso de Comando e Estado-Maior as seguintes organizações: Base de Apoio Logístico do Exército e suas organizações militares diretamente subordinadas, EMGEPRON, Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro, IMBEL- sede Rio de Janeiro, MRS Logística (terminal ferroviário), Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA) e Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.
O êxito alcançado na atividade foi marcado por uma excelente resolução de problemas proposta pelos alunos e elevado nível de planejamento e apurada capacidade de estudar toda a complexidade envolvida no suporte a ser estruturado a partir de uma Zona de Interior não contígua a um Teatro de Operações. Tal trabalho, foi apresentado em uma análise pós-ação com a participação de oficiais do Estado-Maior da B Ap Log Ex.
Dessa forma, a ECEME resgata a proposta de preparar o futuro oficial de estado-maior com a competência devida para planejar e conduzir a sustentação da força em operações. O legado dos antecessores está mantido e aprimorado aos desafios do mundo contemporâneo.

 

O Saber na Defesa da Pátria!

 Clique aqui para ver mais imagens

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página