Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

Visita do CCEM Med à Guarnição de Brasília

  • Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2019, 09h37
  • Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2019, 09h37
  • Acessos: 191

Brasília, DF – Na parte da manhã do dia 05 de novembro, o Curso de Comando e Estado-Maior para Oficias Médicos (CCEM Med) realizou Pedido de Cooperação de Instrução (PCI) com a Assessoria de Planejamento Estratégico do Sistema de Saúde do Exército Brasileiro, do Departamento-Geral do Pessoal (APESS/DGP) no Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB). Durante a visita, os oficiais alunos conheceram o Sistema de Informações Hospitalares do Exército Brasileiro (SIH-EB) com ênfase no sistema informatizado de gestão hospitalar baseado no Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHUse), desenvolvido pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Este sistema, em fase final de implantação no HMAB, permite registrar os processos administrativos, técnicos e de apoio à assistência à saúde de forma integrada, otimizando a gestão e melhorando a qualidade do serviço prestado aos pacientes.
A atividade foi coordenada pelo Chefe da APESS/DGP, General de Divisão R1 Luiz Alberto Martins Bringel, sendo ainda prestigiada pelo General de Brigada Luiz Gonzaga Viana Filho, Comandante da 11ª RM, e pelo General Reformado Ricardo Agnese Fayad. Essa atividade possibilitou ainda maior interação dos oficiais alunos com esta importante ferramenta para os gestores do Sistema de Saúde do Exército.

Na parte de tarde, realizaram o PCI na Diretoria de Civis, Inativos, Pensionista e Assistência Social (DCIPAS). Na ocasião, foi apresentado aos oficiais alunos o SIGA SIPWEB, um Sistema Integrado de Gestão Administrativa do Serviço de Inativos e Pensionistas que tem como base o Sistema de Cooperação Técnica denominado Siga DOC, cujo objetivo é otimizar e dar celeridade aos processos que tramitam nessa Diretoria.

Nos dias 5 e 6 novembro, o CCEM Med fez a entrega do Projeto Interdisciplinar (PI) do curso a autoridades no Quartel-General do Exército (QGEx). O tema do PI foi “Racionalização, integralização e controle dos processos de reintegração judicial para fim de tratamento de saúde no âmbito dos Grandes Comandos: sistema atual, óbices e oportunidades de melhoria”.

No dia 06 de novembro, a comitiva visitou o Comando da 11ª Região Militar, Grande Comando Administrativo, que tem por missão realizar o apoio logístico operacional nos campos do pessoal, do material e da infraestrutura territorial às organizações militares situadas na área geográfica do Comando Militar do Planalto. Nessa oportunidade, o General de Braigada Luiz Gonzaga Viana Filho, Cmt da 11ª RM, apresentou as boas vindas e o Coronel Lucas Vilhena de Moraes, Inspetor de Saúde da 11ª RM, realizou palestra onde foram descritas as diversas ações e atribuições da Inspetoria e do Escalão de Saúde relacionadas à gestão no nível operacional das OMS diretamente subordinadas. Após as palestras, a comitiva visitou as instalações do Escalão de Saúde e do Centro de Perícias Médicas.

No dia 07 de novembro, os alunos realizaram visita às instalações do Hospital das Forças Armadas (HFA), importante Hospital Estratégico das Forças Armadas. A comitiva foi recebida pelo Brigadeiro Médico Marcos Vieira Maia, Diretor Técnico de Ensino e Pesquisa e pelo Coronel Médico Sérgio Goya, Subdiretor Técnico de Saúde e novo diretor nomeado do HMAB. A visita contribuiu para complementar os objetivos propostos pelo curso no que se refere à Gestão em Saúde, Inovação Tecnológica, Ensino e Pesquisa na área da Saúde. O grupo percorreu as instalações da Unidade de Terapia Intensiva, da Internação Ministerial, Setor de Medicina Hiperbárica e Centro de Simulação.

Por fim, no dia 8 de novembro, os alunos visitaram o Departamento de Saúde e Assistência Social (DESAS) do Ministério da Defesa. A comitiva recebeu as boas vindas do General de Exército da reserva Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, Chefe da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD). A visita teve como objetivo fornecer uma visão estratégica sobre a formulação e a atualização das políticas, estratégias e diretrizes setoriais de saúde e assistência social para as Forças Armadas, em seus aspectos comuns.

 

Clique aqui para ver mais imagens

registrado em:
Fim do conteúdo da página