Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

Encerramento do Exercício Conjunto AZUVER 2019

  • Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 09h46
  • Última atualização em Quinta, 07 de Novembro de 2019, 09h49
  • Acessos: 1375

Praia Vermelha, Rj – No dia 6 de novembro, no Auditório Duque de Caxias, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), foi concluída a 29ª edição do Exercício Conjunto AZUVER, envolvendo alunos da Escola de Guerra Naval (EGN), do 2º ano da ECEME e da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR).

Ao longo de 7 semanas, 350 alunos e 50 instrutores das escolas de Estado-Maior da Marinha, do Exército e da Força Aérea trabalharam em exercício de simulação construtiva, na modalidade dupla ação, no qual dois países fictícios enfrentam-se.

A edição deste ano do AZUVER recebeu apoio do Ministério da Defesa, da Escola Superior de Guerra (ESG), do CECOMSAER, do Comando Militar do Leste, do CIMF, do BEsCom, da 20ª Cia Com Pqdt, do CDCiber, da 1ª Bda AAAe, da EsACosAAe e do Centro de Estudos de Pessoal (CEP).

O principal objetivo educacional desta atividade de ensino foi o planejamento e a condução de operações conjuntas, por meio da ativação das Forças Componentes Naval, Terrestre e Aérea, além da Força Conjunta de Operações Especiais, da Força Conjunta de Guerra Cibernética e do Comando Logístico do Teatro de Operações.

A simulação integrada permitiu a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo dos respectivos cursos de Comando e Estado-Maior, promovendo eficazmente a interoperabilidade entre as Forças Armadas.

Estiveram presentes na solenidade o Vice-Almirante Ralph Dias da Silveira Costa, Subchefe de Operações da Chefia de Operações Conjuntas do Estado-Maior conjunto das Forças Armadas, do General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara, Comandante da ECEME, do Bigadeiro-do-Ar Luís Renato de Freitas Pinto, Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, do Contra-Almirante Reginaldo Gomes Garcia dos Reis, Superintendente de Ensino da Escola de Guerra Naval e do General de Brigada, João Cesar Zambão da Silva, Presidente da Comissão Interescolar de Doutrina de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa.

 

Clique aqui para ver mais imagens

registrado em:
Fim do conteúdo da página