O Comandante
General de Brigada MARIO EDUARDO MOURA SASSONE
Ao ser nomeado para o cargo de Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, o General de Brigada Mario Eduardo Moura Sassone era o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste.
Foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2023.
Nascido em 22 de novembro de 1970, na cidade do Rio de Janeiro - RJ, é filho de Mario Esterino Sassone e de Iria Maria Moura Sassone.
Incorporou às fileiras do Exército em 17 de fevereiro de 1990 na Academia Militar das Agulhas Negras.
Foi declarado aspirante-a-oficial da Arma de Artilharia em 4 de dezembro de 1993, sendo classificado no 31º Grupo de Artilharia de Campanha (Escola) – Grupo Escola de Artilharia (Rio de Janeiro/RJ).
No Brasil, além dos Cursos de Formação, Aperfeiçoamento e Altos Estudos Militares, possui os seguintes cursos: Curso de Especialização em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear, Mestrado em Operações Militares (EsAO), Doutorado em Ciências Militares (ECEME), Pós-Doutorado em Defesa Nacional (ECEME) e MBA Executivo em Política, Estratégia e Alta Administração (Fundação Getúlio Vargas).
No exterior, realizou o Curso da Escola de Guerra da República Francesa.
Foi Instrutor da Escola de Instrução Especializada, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.
Como oficial superior desempenhou as seguintes funções: Observador Militar das Nações Unidas no Sudão; Oficial de Operações do GUEs/9ª Bda Inf Mtz e das Forças de Pacificação ARCANJO 2 e ARCANJO 4, nos Complexos da Penha e do Alemão; Comandante do 31º Grupo de Artilharia de Campanha (Escola); Comandante de Batalhão Olímpico (Jogos Olímpicos e Paralímpicos RIO 2016); Assistente-Secretário do Comandante Militar do Leste; Chefe do Gabinete Pessoal do Interventor Federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro; Assistente-Militar do Force Commander da MONUSCO, Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Leste e Subcomandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais.
Como oficial general foi Chefe do Centro de Coordenação de Operações e Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste.
Ao longo da carreira, foi condecorado com a Ordem do Mérito Militar-Grau Comendador, Medalha Militar de Ouro, Medalha Marechal Hermes de Prata com uma Coroa, Medalha das Nações Unidas do Sudão e da República Democrática do Congo, Medalha Corpo de Tropa Bronze e Medalha Marechal Trompowski Prata e outras medalhas nacionais e estrangeiras.
É casado com a Senhora Andréa e possui uma filha: Giulia.