1º dia do Exercício no Terreno de Logística e Mobilização
RIO DE JANEIRO (RJ) – No dia 28 de agosto de 2023, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), iniciou o Exercício no Terreno de Logística e Mobilização. As atividades previstas tem por objetivo proporcionar aos oficiais-alunos do Curso de Comando e Estado-Maior 2º ano e do Curso de Comando e Estado-Maior para Oficiais Médicos uma oportunidade de visualizar como as estruturas logísticas existentes em tempo de paz podem ser adaptadas e evoluírem para uma estrutura adequada em apoio às situações de crise, identificar os recursos que poderão ser mobilizados ou contratados para complementar o apoio logístico das operações militares e identificar a importância da participação do meio civil nesse tipo de planejamento.
No primeiro dia, os Cursos visitaram a Base de Apoio Logístico e suas Organizações Militares subordinadas, localizadas na Vila Militar, em Deodoro, na cidade do Rio de Janeiro. Na Base os oficiais-alunos foram recebidos pelo seu Comandante, General de Brigada André Monteiro Gusmão, que apresentou aos alunos as capacidades, possibilidades e limitações dessa Grande Unidade Logística, a fim de proporcionar capacidade operativa a uma Força Terrestre Componente no escalão Corpo de Exército, em situações de Guerra e Não Guerra, particularmente quanto ao emprego dos seus Módulos Logísticos Especializados.
Em seguida, os oficiais-alunos tiveram a oportunidade de visitar a Divisão de Importação e Exportação e o Centro de Coordenação de Operações Logísticas. Visitaram também o Hospital de Campanha, que apresentou sua Unidade Médica com certificação Nível 2 da ONU, e o Batalhão Central de Manutenção e Suprimento, que agregou aos visitantes conhecimentos sobre suas capacidades, possibilidades e limitações, particularmente quanto ao emprego do Módulo Logístico Especializado no âmbito do EB e conhecimento sobre o projeto de Manutenção do Sistema GUARANI.