Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesso à informação
Início do conteúdo da página

Curso Internacional de Estudos Estratégicos - CIEE

Publicado: Quarta, 03 de Fevereiro de 2016, 15h30 | Última atualização em Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 12h31 | Acessos: 10583

Apresentação

Com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento e experiências, nas áreas de Política e Estratégia, entre oficiais superiores do Exército Brasileiro e Oficiais de Nações Amigas; e de proporcionar a estes oficiais a oportunidade de conhecer os aspectos mais relevantes de nosso país nos campos político, militar, social, econômico e científico-tecnológico; o Comandante do Exército Brasileiro resolveu criar em outubro de 2013 o Curso Internacional de Estudos Estratégicos (CIEE).

O curso é realizado na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, localizada na cidade do Rio de Janeiro, Escola onde se desenvolvem os cursos de mais alto nível do Exército Brasileiro.

É frequentado por um efetivo de 15 (quinze) Oficiais superiores do posto de Coronel, sendo 03 (três) oficiais do Exército Brasileiro e 12 (doze) oficiais de Exércitos de Nações Amigas, tem a duração de 18 (dezoito) semanas e é ministrado no idioma inglês.

 

 

Currículo

 

O Currículo do CIEE está composto por quatro blocos de disciplinas:

  • Política
  • Estratégia e Geopolítica
  • Economia
  • Defesa

 

Cada bloco é desenvolvido utilizando-se uma metodologia de ensino que proporcione o intercâmbio de conhecimentos e experiências, através um processo de ensino andragógico (educação de adultos), constando de grupos de discussão, trabalhos em grupo, palestras com especialistas e autoridades militares, seminários e debates.

Durante o curso são estudados temas relacionados a Geopolítica, Estratégia, Relações Internacionais, Direito Internacional, Economia de Defesa, Indústria de Defesa, Política e Estratégia Nacional de Defesa, Livro Branco e Planejamento Estratégico.

 

Viagens de Estudo

O Curso realiza uma Viagem de Estudos Estratégicos ao centro de poder político do país em Brasília, à Região Amazônica; a Foz do Iguaçu; e ao centro de poder econômico, científico e tecnológico, no eixo Rio de Janeiro – São Paulo.

Esta viagem tem por finalidade complementar o estudo dos temas discutidos em sala de aula e proporcionar aos oficiais alunos o conhecimento do potencial brasileiro em infraestrutura, ciência e tecnologia, indústria nacional de defesa e recursos naturais e os esforços realizados pelo país nos campos da preservação do meio-ambiente, desenvolvimento sustentável e governabilidade.

 

       

Atividades Culturais

O Curso proporciona, ainda, aos oficiais alunos, visitas culturais e profissionais, com o objetivo de que os oficiais de Nações Amigas possam conhecer a história e a cultura do Brasil e do Exército Brasileiro.

    

Fim do conteúdo da página