Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

ECEME assina acordo de cooperação técnica e científica com a USP

  • Publicado: Quinta, 30 de Julho de 2020, 15h55
  • Última atualização em Segunda, 03 de Agosto de 2020, 17h10
  • Acessos: 1003

Praia Vermelha (Rj) - No dia 29 de julho de 2020, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), durante uma cerimônia virtual com a presença do General de Divisão Cardoso Martins, Diretor de Educação Superior Militar, General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara, Comandante ECEME e do Prof. Dr. Vahan Agopyan, Reitor da Universidade de São Paulo (USP), celebraram a aproximação das Instituições de Ensino Superior.

O acordo de cooperação técnica e científica entre o Instituto de Relações Internacionais (IRI-USP) e a ECEME foi publicado no Diário Oficial da União no último dia 27 de julho e foi construído, pelo lado da ECEME, pelo Instituto Meira Mattos (IMM), que tem o Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) o seu braço acadêmico. Esse acordo é uma ação decorrente de um Memorando de Entendimento, de 03 de maio de 2018, entre o Exército Brasileiro e a USP, que tinha como objetivo o fortalecimento, ampliação e intensificação da cooperação entre as renomadas instituições na capacitação de recursos humanos, no desenvolvimento de pesquisas científicas e realização de projetos conjuntos.

Cabe ressaltar que a parceria entre o PPGCM-IMM-ECEME e o IRI-USP já havia proporcionado seus efeitos mesmo antes da assinatura oficial do acordo. O Coronel Carlos Eduardo de Franciscis Ramos e Dr. Rubens de S. Duarte ministraram palestras em 2019 no auditório do IRI-USP, enquanto o Dr. Pedro Feliú Ribeiro ofereceu uma disciplina eletiva junto com o Dr. Rubens de Siqueira Duarte no âmbito do PPGCM. Além da troca de visitas, ambos estão vinculados ao projeto intitulado “Geopolítica, Grande Estratégia e Defesa: subsídios analíticos à transformação da Força Terrestre”, que tem apoio do Departamento de Educação e Cultura do Exército. Docentes e discentes da USP também foram recebidos na ECEME durante uma semana repleta de atividades que compuseram a Semana de Integração Acadêmica entre ECEME e USP. Com a formalização do acordo de cooperação, a expectativa é que a parceria se intensifique e dê ainda mais frutos.

Clique aqui para ver mais imagens.

Clique aqui para ver a vídeo matéria.

registrado em:
Fim do conteúdo da página