Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

Palestra aos candidatos ao CA/CAEM 2020

  • Publicado: Sexta, 08 de Novembro de 2019, 07h45
  • Última atualização em Sexta, 08 de Novembro de 2019, 07h46
  • Acessos: 1518

Praia Vermelha, Rj – No dia 05 novembro, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, foi realizada palestra aos candidatos ao Curso de Admissão (CA) e Curso de Preparação (CP) aos Cursos de Altos Estudos Militares (CAEM) de 2020.

O CP/ CAEM é conduzido pela Divisão de Preparação e Seleção (DPS) e tem por objetivo: capacitar oficiais para participarem dos processos seletivos aos cursos da ECEME em condições de igualdade, independente da Guarnição onde estejam servindo, fornecer embasamento cultural para o bom desempenho dos oficiais nos cursos da ECEME e ampliar os conhecimentos gerais dos oficiais do EB, privilegiando a História e a Geografia e tendo como disciplinas instrumentais a História Militar, Introdução à Geopolítica e à Estratégia, Expressão Escrita e Método para a Solução de Questões, consideradas essenciais no amadurecimento cultural e profissional do oficial superior e futuro chefe.

Após a conclusão do CP/CAEM e antes de realizar o CA à ECEME, o oficial poderá participar, voluntariamente, do Programa Expedito de Preparação (PEP), que tem por objetivos: proporcionar igualdade de condições aos candidatos do CA; dirimir dúvidas quanto ao método para a solução de questões; consolidar os conhecimentos das disciplinas; e treinar os candidatos para a realização das provas do CA.

Por fim, o oficial que desejar participar do CA/CAEM deverá candidatar-se para tal, observando o contido nas Instruções Reguladoras do Concurso de Admissão e da Matrícula na ECEME (IRCAM/ECEME), aprovadas anualmente pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército –DECEx. Essas instruções trazem o calendário anual, o modelo de requerimento para o CA, bem como as condições que devem ser atendidas pelo candidato para que o mesmo possa participar do universo a ser selecionado, após a aprovação no CP/CAEM.

Conforme previsto nas Instruções Reguladoras do Concurso de Admissão da ECEME (IRCAM), o processo seletivo para os CAEM é executado em três subprocessos: a inscrição, a seleção institucional e a seleção intelectual. A solicitação de inscrição é realizada via Portal de Educação do Exército, na internet, e fica sujeita ao deferimento do Comandante da ECEME. Todas as solicitações de inscrição que estiverem de acordo com as IRCAM serão deferidas e remetidas à DAProm e servirão de subsídio para o segundo subprocesso, a seleção institucional, realizada pela Comissão Permanente de Sindicância, daquela Diretoria. O terceiro subprocesso, a seleção intelectual, é realizado por meio de provas discursivas aplicadas aos candidatos aptos na seleção institucional, a cargo da ECEME.

A referida palestra teve como objetivo recordar os ensinamentos transmitidos por ocasião do CP/CAEM, divulgar os procedimentos quanto ao PEP e ao CA/CAEM, sanar dúvidas quanto ao Método Para Solução de Questões e incentivar o oficial aluno para ingresso no Curso da ECEME.

 

Clique aqui para ver mais fotos

registrado em:
Fim do conteúdo da página