Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

AZUVER 2019

  • Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2019, 08h42
  • Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2019, 10h59
  • Acessos: 1622

Praia Vermelha, RJ - Oficiais-Alunos das três escolas de Altos Estudos Militares das Forças Armadas participam, entre 23 de setembro e 6 de novembro, do exercício de guerra simulada AZUVER, no Rio de Janeiro (RJ). O treinamento tem o grande objetivo de fazer com que os oficiais-alunos da Escola de Guerra Naval (EGN), Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) planejem e empreguem a expressão militar do Poder Nacional de forma conjunta e integrada, em um cenário fictício.

O Exercício retrata a disputa entre dois países, Azul e Vermelho, que lutam por uma determinada região. Os oficiais-alunos colocaram em prática os ensinamentos adquiridos durante os respectivos cursos, exercendo todas as funções e tarefas, tanto aquelas de um Estado-Maior Conjunto, quanto de uma Força Componente, seja esta Naval, Terrestre ou Aérea.

O AZUVER é divido em três etapas. Na primeira delas, de forma conjunta, os alunos das três Escolas realizam o Exame de Situação, no qual são propostas as Linhas de Ação para o cumprimento da missão. Na segunda etapa, denominada Planos e Ordens, é elaborado o Plano Operacional, também conhecido como “Plano de Campanha”, o qual detalha e regula as operações militares, no âmbito do Teatro de Operações. Finalmente, no âmbito de cada Força Componente, desencadeia-se o planejamento tático, e, em seguida, a última etapa do AZUVER, chamada de Controle da Operação Planejada. Nessa fase, em cada escola, ocorre a simulação dos engajamentos propriamente ditos, por meio de Sistemas de Simulação de Guerra.

O AZUVER 2019 traz algumas novidades. Pela primeira vez há a participação do Curso Avançado de Operações Psicológicas integrando as células de Operações de Informação dos estados-maiores compostos para o exercício. Enfatizando ainda mais a importância do “terreno humano” e da dimensão informacional. O exercício conta com um site simulado de notícias, coordenado pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CCOMSAER), criando condições para que os comandos conjuntos possam se preparar para o combate moderno, no complexo ambiente informacional.

Em sua 29ª edição, o AZUVER deste ano consolida, ainda, o trabalho de revisão do Manual Doutrina de Operações Conjuntas (MD30-M-01), conduzido pela Comissão Interescolar de Doutrina de Operações Conjuntas, órgão da Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro.

Clique aqui para ver mais imagens.

registrado em:
Fim do conteúdo da página