Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesso à informação
Página inicial > A Escola
Início do conteúdo da página

A Escola

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 19h35 | Última atualização em Terça, 28 de Mai de 2019, 11h54

A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, situada no bairro da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, é um Estabelecimento de Ensino tradicional do Exército Brasileiro. Sua missão é a de preparar oficiais superiores para o exercício de funções de Estado-Maior, Comando, Chefia, Direção e de Assessoramento aos mais elevados escalões da Força Terrestre. Além disso, coopera com os órgãos de Direção Geral e Setorial no desenvolvimento da Doutrina Militar para o preparo e o emprego da Força Terrestre. Está diretamente subordinada à Diretoria de Educação Superior Militar (DESMIL), do Departamento de Ensino e Cultura do Exército (DECEx).

 

              

PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

O processo de ensino baseia-se em modernos princípios pedagógicos, onde o aluno é o centro do processo ensino-aprendizagem, sendo estimulado ao autodidatismo e à metodologia do "aprender a aprender". O processo de evolução do ensino vem sendo implementado para a manutenção do elevado grau de proficiência dos concludentes da Escola.

Atualmente a substituição dos manuais e demais materiais didáticos em mídia impressa por digital, através do uso de Tablets por cada um dos alunos e um ambiente virtual de aprendizagem próprio, constituem um marco na modernização do ensino.

No tocante ao Ensino à Distância (EAD), a ECEME mantém uma permanente atualização dos conteúdos que são redigidos em linguagem dialógica e ilustrados com recursos de programação visual, tornando a leitura agradável e atraente. Atualmente as vídeo aulas são uma novidade e importante ferramenta de apoio ao (EAD).

 

A sistemática de avaliação escolar vem sendo constantemente aperfeiçoada, envolvendo o desempenho do aluno nas atividades escolares, especialmente nos trabalhos em grupo e nos resultados das provas formais a que é submetido.

 

 

 

A Escola conta com um amplo auditório, com 460 lugares, e Espaço Cultural, reunindo em um mesmo ambiente a biblioteca, um salão de recepção e um salão de exposições. A biblioteca dispõe de vasto acervo de obras para consulta, além de estar ligada a outras bibliotecas no País e no exterior, sendo especializada em ciência militar. 

 

  A DOUTRINA

A Doutrina Militar é objeto de análise e avaliação permanente. Busca-se proporcionar subsídios ao Estado-Maior do Exército para a atualização da doutrina da Força Terrestre bem como colaborar com o Ministério da Defesa no desenvolvimento da doutrina conjunta entre as Forças Armadas.

 
INTEGRAÇÃO

A ECEME vem procurando aumentar o relacionamento com as escolas similares da Marinha (EGN), da Força Aérea (ECEMAR) e com universidades civis. O resultado desse trabalho é evidenciado em inúmeras atividades, destacando-se o Exercício de Simulação de Combate Conjunto – AZUVER, com a participação de oficiais alunos da EGN e da ECEMAR, e o curso MBA Executivo do CPEAEx, realizado na Fundação Getúlio Vargas, tradicional instituição de ensino do País.

 
A ECEME recebe a cada ano, para os Cursos de Altos Estudos Militares, oficiais da América, Europa, Ásia e África. Essa convivência entre oficiais brasileiros e oficiais das nações amigas constitui excelente oportunidade para a troca de experiências profissionais e enriquecimento cultural.

Durante os cursos, os alunos da ECEME realizam viagens de estudo a diversas regiões do País e mesmo ao exterior, com a finalidade de analisar aspectos conjunturais, econômicos, políticos e sociais nas áreas visitadas.



Esta é a ECEME, berço e forja de líderes e chefes militares do Exército do passado, presente e futuro. Assim, é importante que a Escola seja modelar em todas as áreas e institucionalize um padrão ECEME, sendo um marco de referência e excelência dentro do Exército, das Forças Armadas, no meio acadêmico civil, bem como no exterior.

Fazer da Escola um padrão de qualidade para todos os que por ela passarem é o objetivo e preocupação constante dos que aqui servem.

Desta forma, a ECEME estará cumprindo integralmente a sua missão: a de preparar recursos humanos na área de altos estudos militares, dispostos a buscar sempre o melhor para o Exército Brasileiro e para o País.

Fim do conteúdo da página