Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesso à informação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Sexta, 17 de Agosto de 2018, 10h58 | Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2019, 09h54 | Acessos: 1398

“Sigam-me os que forem Brasileiros!”

O brado de Caxias em Itororó ainda ecoa na memória dos soldados do Exército Brasileiro. A imagem do velho General, montado em seu cavalo e de espada em punho, liderando pelo exemplo o exército nacional em território inimigo, inspira, desde então, as gerações dos comandantes que o sucederam.

Esta imagem é representativa do valor atribuído ao exemplo como princípio fundamental da liderança militar. Exemplo baseado em valores e crenças que, incorporados à personalidade dos comandantes, forjam os líderes do Exército.

Mas a liderança militar é uma disciplina muito mais ampla e complexa do que pode parecer em uma primeira vista. Supera a liderança direta caracterizada pela imagem de Caxias, em Itororó, e galga os escalões mais altos da Força, onde os aspectos da liderança indireta, dos níveis político e estratégico, se tornam evidentes. Envolve, ainda, o estudo continuado dos aspectos psicológicos de líderes e liderados e a compreensão do contexto que circunda a tomada da decisão pelo líder, além de muitos outros aspectos que aproximam a liderança da arte, sem deixar de ser ciência.

Evidentemente, o fenômeno da liderança não é observado somente nas Forças Armadas. Ele está presente nas organizações públicas, nas salas de aula, nas empresas, nas organizações não governamentais ou em qualquer outro tipo de agrupamento humano, em suas variadas naturezas.

Este curso aprofundará os estudos sobre a liderança militar, com ênfase no nível estratégico, ao mesmo tempo em que demonstrará a relevância do estudo do assunto para o aprimoramento da liderança dos gestores civis, quaisquer que sejam seus campos de atuação.


LOCAL

- Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Praça General Tibúrcio, 125, Praia Vermelha, Rio de Janeiro, RJ, no Auditório Gen Leo Lebarbechon (AGLL).


PERÍODO DO CURSO

- De 30 de setembro a 28 de outubro de 2019, com dois encontros semanais, às segundas-feiras e quartas-feiras, das 18:30 às 21:30.


PÚBLICO-ALVO, VAGAS E INSCRIÇÕES

- O curso será voltado a acadêmicos, analistas, pesquisadores, professores civis, instrutores e comandantes militares, além de empresários, funcionários públicos e pessoas interessadas no assunto liderança.

- As indicações de participantes serão feitas por intermédio das instituições convidadas. Poderá haver inscrições individuais, realizadas diretamente na página eletrônica da ECEME.

- O curso contará com 50 vagas e será oferecido de forma gratuita aos inscritos.

- Nível de escolaridade mínimo exigido para frequentar o curso: graduação em qualquer área do conhecimento. Poderá ser exigida a apresentação de cópia do diploma por ocasião da inscrição.


CERTIFICADO

- Ao final do curso, serão conferidos certificados de conclusão aos concluintes que tiverem, no mínimo, 75% de frequência e tenham atingido os objetivos propostos pelas disciplinas.

Contato por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

INSCRIÇÕES

As inscrições devem ser realizadas, até dia 13 de setembro, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Será enviada a resposta de confirmação da inscrição pelo e-mail. A lista final de alunos será divulgada até dia 26 de setembro, neste local.

Devem ser informados os seguintes dados:

- CPF
- Nome Completo
- Nome para credencial
- Sexo
- Formação Acadêmica
- Telefone de contato
- Instituição
- Título ou Posto
- Cargo ou Função

OBS: Caso já tenha realizado a inscrição previamente, não é necessário inscrever-se novamente por e-mail.

Fim do conteúdo da página