Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesso à informação
Início do conteúdo da página
ET - Porto Alegre - 2019

2º dia - CCEM 2º ano realiza Exercício no Terreno em Porto Alegre-RS

  • Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 08h29
  • Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2019, 11h58
  • Acessos: 271
imagem sem descrição.

Porto Alegre (RS) – No dia 11 de junho, os alunos do 2º ano do Curso de Comando e Estado-Maior prosseguiram nas atividades do Exercício no Terreno na cidade de Porto Alegre-RS dando continuidade aos estudos dos assuntos estratégicos, onde foram discutidos temas das áreas Política e Militar das expressões do poder nacional.

No período da manhã, os oficiais alunos visitaram a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), assistindo palestras sobre o setor industrial de defesa do estado. Na ocasião, o Sr. José Luis Bozzeto, Vice-Coordenador do Comitê da Indústria de Defesa e Segurança da FIERGS (COMDEFESA FIERGS) abriu o evento, apresentado o COMDEFESA. Em seguida, o Prof. Dr. Pedro Cezar Dutra da Fonseca, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tratou sobre a economia do Estado do RS e os reflexos para o desenvolvimento nacional. Palestraram, ainda, o Sr. Giovani Baggio, da Unidade de Estudos Econômicos da FIERGS e o Sr. Antônio da Luz, Economista-Chefe da FIERGS, abordando o panorama da indústria gaúcha e do agronegócio do Rio Grande do Sul. O General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara, comandante da ECEME, acompanhou o painel e participou dos debates da parte da manhã.

No período da tarde, os alunos da ECEME tiveram a oportunidade de conhecer a Sala de Guerra do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Sul (CCOp-CMS). O General de Brigada Raul Rodrigues de Oliveira, chefe do CCOp-CMS, deu as boas-vindas aos alunos e ressaltou a importância daquele centro para a coordenação, em tempo real, das diversas operações executadas pelo CMS, destacando as realizadas na faixa de fronteira. Além disso, abordou a relevância da Segurança Integrada, bem como as peculiaridades dos órgãos de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul. No CCOp, cada Estado-Maior de alunos ratificou ou retificou seus planejamentos de Segurança Integrada no estado do RS,. Por fim, fruto de uma evolução dos acontecimentos, imposta pela direção do exercício, foi realizado o planejamento conceitual de uma situação de beligerância com um país vizinho. Tais atividades tiveram o intuito de adestrar os alunos da ECEME em planejamento e condução de Operações Militares em situações de guerra e de não-guerra.

 

Clique aqui para ver mais imagens

Fim do conteúdo da página