DEP – DFA
ECEME
DED - PEP
CP/CAEM/2004
2ª AVALIAÇÃO SOMATIVA - GEOGRAFIA


1ª QUESTÃO (Valor 4,0)

Comparar os sistemas de transportes da Região Norte com os da Região Centro-Oeste, concluindo sobre as medidas passíveis de serem adotadas para a otimização dos referidos sistemas de modo a incrementar a integração econômica entre as duas regiões. 

2ª QUESTÃO (Valor 3,0)

“... a geografia das indústrias está intimamente relacionada com o estudo dos comportamentos de consumo, que por sua vez está relacionado com o processo de crescimento e da distribuição de renda” (SCARLATO, Francisco Capuano. In: ROSS, Jurandir L. S. Geografia do Brasil. EDUSP, 2001. p. 331).

Da análise da situação do setor industrial brasileiro, explicar a atual distribuição espacial da Indústria no País.

3ª QUESTÃO (Valor 3,0) 

“A influente revista norte-americana “Newsweek”, estampou na capa da sua última edição as proezas do agronegócio nacional sob o título “O verdadeiro boom do Brasil: os fazendeiros do país agora alimentam o mundo”.

Numa ampla reportagem, o repórter Mac Margolis diz que a “a revolução agrícola do titã do agronegócio está apenas no estágio inicial” ( Ministério da Agricultura Pecuária e Planejamento – 20/02/04)

Apresentar os fatores que vêm contribuindo para o acentuado crescimento do setor agropecuário brasileiro a partir da década de 1990.

BOA PROVA!