Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesso à informação
Página inicial > III Curso de Geopolítica
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Segunda, 27 de Agosto de 2018, 10h04 | Última atualização em Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 12h31 | Acessos: 3516

Apresentação do curso

A Geopolítica, entendida como o estudo da Política em função das condicionantes impostas pelos diferentes espaços geográficos, nos planos interno e externo, surgiu no século XX, da evolução dos estudos das interações entre a geografia e as ciências sociais. Assim, dos estudos da Geografia Política de Friedrich Ratzel à criação do termo “Geopolítica” por Rudolf Kjellen, em 1916, foi definido como objeto do estudo desse ramo do conhecimento “o aproveitamento racional de todos os ramos da geografia no planejamento das atividades do Estado, visando a resultados imediatos ou remotos”. A utilização de fundamentos da Geopolítica como justificativa para o expansionismo alemão, que culminou na Segunda Guerra Mundial, fez com que seu estudo fosse estigmatizado e renegado por diversos setores acadêmicos. Mas as interações entre as condições geográficas e a formulação das políticas dos Estados continuou existindo, manifestando-se, notadamente, na política de contenção dos Estados Unidos durante a Guerra Fria. Recentemente, a conjuntura internacional vem demonstrando a intensidade daquelas interações: no Oriente Médio, na Amazônia, no entorno da Federação Russa, nos arquipélagos do Oceano Atlântico; enfim, em todo o mundo a Geopolítica orienta a formulação das políticas que são a base das estratégias voltadas à consecução dos objetivos nacionais.

O Curso de Geopolítica da ECEME, em sua terceira edição, tem por finalidade aprofundar estudos e análises com base em pressupostos clássicos e contemporâneos de geopolítica, formulados por pensadores brasileiros e internacionais. Visa, em especial, a discutir a Geopolítica do Século XXI, para que se interpretem as relações entre território (espaço) e poder, e se discutam suas aplicações à solução de problemas brasileiros e internacionais contemporâneos. Além disso, o Curso visa a consolidar as bases para que a ECEME seja reconhecida como referência do estudo e da pesquisa da Geopolítica no contexto nacional.


OBJETIVOS

  1. Motivar o estudo da Geopolítica.
  2. Difundir as teorias clássicas e contemporâneas da Geopolítica e permitir a aplicação em temas contemporâneos.
  3. Difundir e aprofundar os estudos sobre o pensamento geopolítico brasileiro e aplicar seus pressupostos à conjuntura brasileira e regional atual.
  4. Discutir temas nacionais e internacionais da atualidade com base nos princípios e conceitos da Geopolítica.
  5. Desenvolver o pensamento geopolítico na ECEME.

 

LOCAL

Praça General Tibúrcio, 125, Praia Vermelha, Rio de Janeiro, RJ
Sala 201


PERÍODO DO CURSO

De 02 de outubro a 01 de novembro de 2018. Dois encontros semanais, às terças-feiras e quintas-feiras.


UNIFORME/TRAJE

- 9º B2 (militares da ECEME- uniforme camuflado) ou o correspondente para as demais Forças (autorizado o uso de trajes civis);

- Esporte para os civis.

 

METODOLOGIA

O Curso será totalmente presencial e organizado em forma de palestra e debates. As quatro unidades didáticas serão conduzidas por palestra por sessão e debates moderados por um mediador, interpostos por um intervalo de 15 min para a troca de contatos e impressões entre os participantes.


PÚBLICO-ALVO E INVESTIMENTO

O curso será voltado a acadêmicos, analistas, pesquisadores, professores civis, instrutores e comandantes militares, além de empresários, funcionários públicos e pessoas interessadas no assunto Geopolítica.

As indicações de participantes serão feitas por intermédio das instituições convidadas. Poderá haver inscrições individuais, realizadas diretamente na página eletrônica da ECEME.


CERTIFICADO

Ao final do curso, serão conferidos certificados de conclusão aos concluintes que tiverem no mínimo 75% de frequência e tenham atingido os objetivos propostos pelas disciplinas.

 

CONTATO

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (21) 3873-3865

registrado em:
Fim do conteúdo da página