Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesso à informação
Página inicial > CPEAEx
Início do conteúdo da página

Curso de Política Estratégia e Alta Administração do Exército - CPEAEx

Publicado: Quarta, 03 de Fevereiro de 2016, 15h29 | Última atualização em Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 12h31 | Acessos: 11877

O Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx) foi criado em 23 de dezembro de 1986, atendendo proposta do então Ministro do Exército, Gen Ex Leônidas Pires Gonçalves, ao Presidente José Sarney, com a finalidade de atualizar e ampliar os conhecimentos sobre política, estratégia e alta administração para os oficiais já possuidores do Curso de Altos Estudos Militares (CAEM) e de habilitar oficiais não possuidores dos CAEM ao exercício de cargos e funções de General de Brigada e de Divisão, das Armas, dos Quadros e dos Serviços.

O distintivo adotado conservou os traços da antiga insígnia do Curso de Alto Comando (CAC), criado em 28 de abril de 1939, sob a orientação da Missão Militar Francesa (MMF), e extinto em 23 de dezembro de 1939, com a eclosão da 2ª Guerra Mundial e a retirada da MMF. Seu comandante foi o Gen Milton de Freitas Almeida e funcionou no aquartelamento da Escola de Estado-Maior, na Rua Barão de Mesquita, atualmente o 1o BPE.

O Curso é destinado a coronéis selecionados por mérito, tem a duração de um ano e disponibiliza vagas para oficiais da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira.

O objetivo geral desse curso é o de habilitar e capacitar oficiais para o assessoramento aos mais altos escalões das Forças Singulares, do Ministério da Defesa e de Órgãos do Poder Executivo.

Fim do conteúdo da página