Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CP/CAEM 2022

Publicado: Segunda, 26 de Abril de 2021, 07h00 | Última atualização em Segunda, 26 de Abril de 2021, 14h34 | Acessos: 5068

INSCRIÇÕES PARA O CP/CAEM 2022

 

Período de inscrições: 1º SET a 31 OUT 21

 

1. PROCESSO SELETIVO

a. É conduzido pelo DGP, por intermédio da DCEM.

b. Para participar do processo seletivo, o interessado deve realizar sua inscrição no SUCEMNet, exceto se pertencer à turma de formação da AMAN do ano de 2009 (turma obrigatória, em primeira oportunidade de matrícula, cuja participação no processo seletivo será feita de forma automática, pelo DGP).

c. A partir de 2022, para efetuar a matrícula, todos os oficiais deverão possuir, obrigatoriamente, o Índice de Proficiência Linguística (IPL) mínimo de ING 2121 ou ESP 2121.

 

2. MATRÍCULA

a. É efetivada pela ECEME, no ano da realização do curso, de acordo com o calendário anual.

b. Militares não designados para matrícula pelo DGP, por meio de publicação no aditamento da DCEM, não poderão ter sua matrícula efetivada pela ECEME.

 

3. UNIVERSO DE SELEÇÃO

a. Obrigatoriamente, os oficiais aperfeiçoados das Armas, do Sv Int e do QMB, a partir do sétimo ano no posto de capitão, referente ao ano da matrícula (ano de realização do curso), para as turmas de formação da AMAN do ano de 2005, inclusive, e posteriores, que atenderem às condições para a realização do Exame Intelectual (EI) do Processo Seletivo aos Cursos de Altos Estudos Militares (PS/CAEM);

b. Voluntariamente:

1) os oficiais aperfeiçoados das Armas, do Sv Int e do QMB, a partir do sétimo ano no posto de capitão, referente ao ano da matrícula, para as turmas de formação da AMAN do ano de 2004, inclusive, e anteriores, que atenderem às condições para a realização do EI/PS/CAEM; e

2) os oficiais aperfeiçoados do Quadro de Engenheiros Militares (QEM) e do Quadro de Médicos, a partir do sétimo ano no posto de capitão, referente ao ano da matrícula, que atenderem às condições para a realização do EI/PS/CAEM.

 

4. PROVIDÊNCIAS

a. Conforme Portaria – DECEx/C Ex nº 115, de 31 MAR 21 (Aprova o Calendário Anual do Curso de Preparação aos Cursos de Altos Estudos Militares (CP/CAEM) em 2022). (clique aqui)

b. São, basicamente, 3 (três) providências:

1) inscrição no SUCEMNet, para participação no processo seletivo (exceto Tu AMAN 2009, cuja participação no processo seletivo será feita de forma automática, pelo DGP);

2) inscrição no Portal de Educação, para acesso ao ambiente virtual de aprendizagem; e

3) remessa da Ficha de Inscrição à ECEME, para confecção da documentação escolar.

 

5. INFORMAÇÕES IMPORTANTES

a. Todos os oficiais do universo de seleção devem realizar seu cadastro (login e senha) no Portal de Educação do Exército (www.portaldeeducacao.eb.mil.br), até 1º SET 21, se ainda não possuir.

b. Somente oficiais cadastrados no Portal de Educação do Exército poderão ser inscritos no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do CP/CAEM.

c. Após realização do cadastro, todos os oficiais deverão solicitar sua inscrição no CP/CAEM/2022, no Portal de Educação do Exército (www.portaldeeducacao.eb.mil.br), no período de inscrição.

d. A inscrição no Portal de Educação ficará pendente de homologação, até a efetivação das matrículas.

e. A partir da homologação, os alunos terão acesso ao AVA do CP/CAEM/2022.

f. Alunos que não realizarem sua inscrição no Portal de Educação para o CP/CAEM/2022, na época oportuna, correrão o risco de só conseguirem acessar o AVA após os alunos regularmente inscritos.

g. As Fichas de Inscrição (clique aqui) devem ser remetidas à ECEME por meio de DIEx, no período de inscrição.

 

6. REFERÊNCIAS

a. Portaria nº 003-EME, de 3 JAN 18 (Estabelece as condições de funcionamento do Curso de Preparação aos Cursos de Altos Estudos Militares e equivalentes e dá outras providências); (clique aqui)

b. Portaria nº 215-DECEx, de 19 AGO 20 (Aprova as Instruções Reguladoras para a Organização, o Funcionamento e a Matrícula para o Curso de Preparação aos Cursos de Altos Estudos Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (EB60-IR-11.004), 4ª Edição, 2020); (clique aqui) e

c. Portaria – DECEx/C Ex nº 115, de 31 MAR 21 (Aprova o Calendário Anual do Curso de Preparação aos Cursos de Altos Estudos Militares (CP/CAEM) em 2022. (clique aqui)

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página